terça-feira, 16 de outubro de 2012

1º Boletim Informativo - Junho e Julho/2012

O início
Esse é o 1º Boletim Colônias Felinas, por isso vamos contar quem somos, como esse Projeto surgiu, de onde veio a idéia e quando decidimos colocá-la em prática.
O Colônias Felinas foi criado por mim, Adrielle Moura, e por Carina Tavares. Somos estudantes de veterinária, voluntárias da causa animal e apaixonadas por gatos. Desde 2011 viemos observando a quantidade de gatos que se aglomeram em alguns locais pela cidade e o quão rápido eles se reproduzem. 
Em outubro do ano passado começamos a monitorar uma Colônia em especial, que chamamos de Colônia Verde. 

Alguns dos gatinhos da Colônia Verde acreditamos que existem cerca de 70 gatos por essa colônia.
Resgatamos mais de 10 filhotes de lá, que ficaram em Lar Temporário até serem doados. Mas percebemos que dessa forma nunca conseguiríamos controlar o crescimento dessa população felina, pois mais e mais filhotinhos continuariam a nascer. 
Foi aí que veio a idéia desse Projeto que tem como objetivo capturar, esterilizar e devolver o gatinho ao local de origem (C.E.D.).
A idéia já estava no papel, mas foi a partir de uma denúncia de que iriam levar os gatos da Colônia Verde para a Zoonose que começamos a agir. Quanto mais gatos por lá, mais reclamações. No dia 21 de junho de 2012 foi oficialmente iniciado o Colônias Felinas. Com a ajuda da AMA (Amigo dos Animais), uma ONG de proteção animal aqui de Aracaju, conseguimos dinheiro para 2 castrações e imediatamente começamos as nossas ações.

Os beneficiados do mês:

Com um mês de atuação nós já castramos 13 gatinhos, sendo 10 fêmeas e 3 machos. Esse número já é significativo para Colônia Verde e evitará em um ano o nascimento de mais de 100 gatinhos abandonados. Menos uma centena de gatos vivendo, reproduzindo, sofrendo e morrendo pelas ruas.




Agradecemos a cada um de vocês que vêm colaborando para que esse trabalho dê certo. 
Sua doação fez a diferença na vida desses gatinhos!


Ações e novidades:

Além das castrações iniciamos o tratamento em alguns gatos:

* Free (7) e Willy (9) estavam repletas de sarna e verme. Tratamos as duas antes da castração. 






Cora e Stella, duas filhotinhas com cerca de 4 meses (prováveis irmãs) foram retiradas da Colônia Verde devido à clara situação de risco que se encontravam. Cora precisou ficar internada por 7 dias, no soro por causa da desidratação e precisou tomar medicação para uma infecção na patinha. Stella foi para um lar temporário para se recuperar da desnutrição. Atualmente Cora e Stella estão no mesmo Lar Temporário, quase prontas para serem castradas.    

* Lorenzo, Lucas e Amy são 3 irmãozinhos, filhos da Margot (2). Lorenzo foi o primeiro a ser resgatado, porque estava bem debilitado. Infelizmente não resistiu e partiu para o céu dos peludinhos no dia seguinte ao seu resgate. Lucas e Amy estão em Lares Temporários, ambos tratando probleminha de pele. Logo que estiverem bem, serão castrados e em seguida começarão com o esquema de vacinação.

* Café (12) estava repleto de sarna, foi medicado algumas semanas antes da sua castração. No dia da cirurgia ele estava com um abcesso no pescoço, que foi drenado após a operação.

* Ursula foi capturada para ser esterilizada, mas após ser anestesiada Dra Candice constatou que ela já era castrada. Aproveitou a anestesia para marcar a orelhinha dela (marcação internacional de gatos castrados), para não correr o risco de outra pessoa pegá-la para castrar "por engano" novamente.

* Biggy passou por uma consulta no veterinário, pois estava com sarna e ácaro. Usou Revolution 6%, que serve para os dois probleminhas. Ficou uma noite na clínica, em observação e no dia seguinte foi devolvido à Colônia Verde.

* Adquirimos nossa 1ª gatoeira! Esse será um instrumento fundamental para captura dos gatos mais ariscos e ferais, que não admitem aproximação humana. Todo o valor da gatoeira foi custeado por doações direcionadas para tal. Clique aqui e saiba mais sobre a importância da gatoeira. Ela ainda não foi inaugurada, quando for, contaremos a experiência.


Prestação de contas:



As castrações do 11º, do 12º e do 13º foram doadas pelo Dr. Adriano, da Clínica Veterinária Pet Zoo. Agradecemos muito pelas castrações cedidas ao Projeto.


Mensagem do Mês: 














Nenhum comentário:

Postar um comentário